terça-feira , 18 novembro, 2025
Lar Regional Funcionáría da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes
Regional

Funcionáría da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

2
funcionaria-da-caixa-e-suspeita-de-fraudes-em-contas-de-clientes

A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (14) uma operação com o objetivo de apurar a prática de fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal (CEF), em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, envolvendo uma servidora da instituição que alterava cadastro de clientes, com prejuízo de R$ 500 mil a correntistas da agência.

Na ação, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Parque Tamandaré e Centro, bairros localizados no município de Campos dos Goytacazes. Além das determinações judiciais expedidas pela 2ª Vara Federal de Niterói, região metropolitana do Rio, foram impostas à suspeita medidas cautelares diversas da prisão.

De acordo com as investigações, as fraudes eram praticadas por uma servidora da Caixa que atuava de forma individual em um esquema que envolvia a alteração irregular de dados cadastrais de clientes da instituição financeira, a reemissão indevida de cartões bancários e a realização de saques presenciais em terminais de autoatendimento, além de contratações suspeitas de cartões de crédito.

A apuração teve início após relatórios internos da Caixa identificarem movimentações atípicas, como manipulação sistemática de informações em contas de clientes, diversos cartões reemitidos para um mesmo endereço e saques efetuados em diferentes agências da cidade. Até o momento, foram identificados 52 clientes com cadastros alterados de forma irregular e um prejuízo estimado em cerca de R$ 500 mil.

Durante a ação, foram apreendidos dois aparelhos celulares, dois notebooks e sete cartões bancários em nome de terceiros, além de diversos documentos.

A investigada poderá responder pela prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação, peculato e furto qualificado.

Em nota, a Caixa informou que abriu procedimento administrativo para apuração dos fatos. O banco não divulga informações sobre eventuais denúncias e procedimentos correcionais de empregado, considerando o sigilo dos dados pessoais dos envolvidos.

“O banco atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que  auxiliam no combate a fraudes e golpes, monitorando initerruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos”.

Matéria atualizada às 13h51 para acréscimo de informações.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Morre no Rio, o músico, compositor e ator Jards Macalé, aos 82 anos

Morreu nesta segunda-feira (17), aos 82 anos, o ator, músico e compositor...

Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para diabetes tipo 2

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve nesta segunda-feira (17) em Guarulhos...

Mãe denuncia agressão a menino brasileiro em escola de Portugal

Um menino brasileiro de 9 anos sofreu uma amputação parcial de dois dedos...

CNU 2025: 46,06% dos aprovados para 2ª fase concorrem por cotas

Entre os 42.499 candidatos aprovados para a segunda fase do Concurso Público...